sábado, 4 de julho de 2015

Chá (Camellia sinensis) - curiosidades e propriedades químicas

Veja o vídeo e descubra um pouco mais sobre a história do chá e suas propriedades químicas.
A Camellia sinensis é uma planta que apresenta em sua composição polifenois, alcaloides, minerais, o que confere uma variedade de sabores e aromas dependendo das condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. A cafeína que pertence a classe dos alcaloides é considerada um estimulante da atividade cardiovascular e da circulação sanguínea, possui efeito sobre a função mental e comportamental, produz excitação, euforia, redução da sensação de fadiga, aumento da atividade motora, além de poder afetar a qualidade do sono.

A concentração de cafeína no chá depende da espécie das folhas de chá, do local de cultivo, das granulações da amostra e no geral uma xícara de café contém aproximadamente 25% de cafeína enquanto o chá até 6%.

O chá Camellia sinesis tem 4 principais tipos: branco, verde, oolong e preto. O que os diferencia é a modalidade de processamento. Sendo assim, o grau de oxidação é o que determina o tipo de chá que será obtido. No vídeo tem o detalhamento dos processos de obtenção de cada tipo de chá.

O sabor amargo e adstringente dos chás verde e preto é devido a alta quantidade de catequinas, 30% do peso seco das folhas, e a coloração escura dos chás oolong (vermelho) e preto devem-se a grande quantidade de teaflavina.

Existem diversas pesquisas que estudam as propriedades medicinais dos chás, confira a seguir alguns dos benefícios:


Tipo de chá
Benefícios à saúde
Chá branco
- antioxidante;
- reduz a incidência de doenças crônicas  como disfunções cardiovasculares e câncer;
- antiobesidade.
Chá verde
- reduz a incidência de doenças crônicas como disfunções cardiovasculares e câncer;
- antioxidante;
- antialérgico;
- antibacteriana.
Cha oolong
- antioxidante;
- antimutagênico;
- antibacteriana.
Chá preto
- anticarcinogênico;
- antimutagênico;
- reduz a incidência de doenças crônicas  como disfunções cardiovasculares e câncer;
- antioxidante;
- melhoria da função vasomotora;
- redução de peso e circunferência da  cintura;
- diminuição no colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade.
                                                   Tabela: Retirada do artigo A química dos chás.
E aí ficou com vontade de tomar um chá? Segue uma receita de chá verde.
Receita de chá verde:
1g de folhas para 100mL de água, deixando em infusão por 3 minutos em água quente (não fervente), quando começar a aparecer as primeiras bolhas desliga o fogo e acrescenta as folhas de chá. Esta bebida tem de 33 a 35 mg/100 mL de catequina e 6 mg/mL de cafeína. Se quiser um chá branco, oolong ou preto é só substituir as folhas. Importante saber que os benefícios associados a estes chás estão dependem da qualidade dos chás. Evite aqueles chás de saquinhos, pois eles podem conter conservantes que podem alterar as propriedades.

Bibliografia:
1) Mara Elisa Fortes Braibante, Denise da Silva, Hugo T. Schmitz Braibante e Maurícius Selvero Pazinato, A química dos chás. Quím. nova esc., Vol. 36, N° 3, p. 168-175, AGOSTO 2014,  São Paulo-SP, BR.


2) Rafaela Macedo Mendes de Oliveira, Chá verde na prevenção das doenças cardiovasculares. Com. Ciências Saúde. 2009;20(4):325-332. 3) Roberta Malta Saldanha, Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, 2011. 4) Raquel Diegues Guimarães, Ação antioxidante in vitro e in vivo da Camellia sinensis nas formas de chá verde, chá preto e chá branco, Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Lavras-MG, Lavras-MG, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário