sábado, 18 de julho de 2015

Brigadeiro, o docinho preferido do Brasil



Olá pessoal, hoje vou mostrar uma das minhas receitas favoritas, em casa pelo menos 1 vez por semana fazemos brigadeiro. Em todas as festas de aniversário de crianças ele está presente.

Confira o vídeo com a receita!

Popularmente a origem do brigadeiro esta relacionada a um fato ocorrido, em 1945. O brigadeiro Eduardo Gomes (1896-1981), da União Democrática  Nacional, disputava a presidência do país com o marechal Eurico Gaspar  Dutra (1883-1974), do partido Social-democrata. Eduardo Gomes era um homem alto e charmoso, e nunca se casou. O slogan de sua campanha era: "Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro." As mulheres que o apoiavam  resolveram criar uma receita para arrecadar fundos para a campanha. Misturaram leite condensado com chocolate em pó e criaram o "docinho do  brigadeiro". Eduardo perdeu a eleição mas o docinho triunfou.

O chocolate é o ingrediente que mais altera o sabor do brigadeiro. No vídeo tem o detalhamento das principais etapas responsáveis pelo aroma e sabor do chocolate.

Receita do brigadeiro
Ingredientes:
1 caixa ou uma lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó (100% cacau)
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de chocolate granulado
forminhas para brigadeiro

Eu utilizo 100% de cacau em pó, o sabor do brigadeiro fica muito mais gostoso. Mas se você não conseguir encontrar em sua cidade pode substituir pelo cacau 50%.

Modo de preparo:
Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo baixo e mexa sem parar com uma colher de pau.

Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.

Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas, envolva-as em chocolate granulado e coloque nas forminhas.

Pronto! Agora você pode desfrutar desta delícia.

Muitas vezes acabo fazendo apenas o brigadeiro de colher, também fica muito bom e nem precisa enrolar. Assim, que desligar o fogo, é só deixar esfriar e já pode comer.

E aí gostou? Dê um comentário aqui no blog e compartilhe as fotos do seu brigadeiro.

Curta minha página e se inscreva no meu canal, assim você fica sabendo das novidades.

Bibliografia:
1. Roberta Malta Saldanha, Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, Editora Senac Rio, Rio de Janeiro, 2011.

2. http://www.crq4.org.br/quimica_viva__a_quimica_do_chocolate_

2 comentários:

  1. Brigadeiro <3 Acho que o meu doce favorito! Kelly, vi aqui que tu tem bacharel e mestrado em química, que legal! Eu faço curso técnico em química integrado ao ensino médio, e termino esse ano. Ainda não sei se vou seguir na área, porque apesar de gostar, não é a minha paixão sabe? Gosto muito de escrever e também de informática, daí acabo pendendo mais pra esse lado. Mas que coincidência encontrar uma química por aqui, haha. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, atualmente eu dou aulas particulares de química, não gostei muito da vida acadêmica. Mas gosto muito de ler e escrever sobre química, como também gosto muito de cozinhar, resolvi unir as duas coisas neste blog. Muito coincidência você também ser da química. Beijos.

      Excluir