terça-feira, 23 de junho de 2015

Canela - história e propriedades

Por: Kelly Galhardo


Oi pessoal hoje vou falar um pouco sobre uma especiaria que gosto muito. Um leite quente com chocolate e canela fica delicioso ou um chá de canela é muito bom também! 

A canela cujo nome científico é Cinnamomum zeylanicum é uma especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da caneleira, uma árvore da família Lauraceae, nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. Empregada desde a antiguidade, foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado.
É mencionada na Bíblia e era usada no Egito antigo como bebida aromática, fármaco e agente de embalsamento. 
No início do século XVI os comerciantes portugueses traziam diretamente do Ceilão (atual Sri Lana), foi tão usada na Europa que seu preço chegou a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais holandesa, que se apoderou da região. Posteriormente, foi aclimatada em outras regiões do mundo como na Indonésia e no Brasil, como uma tentativa portuguesa de rivalizar com o monopólio holandês.
Outra planta que fornece uma especiaria semelhante à canela é a cássia (Cinnamomum cassia) ou  canela da China, que é de valor comercial inferior à canela do Ceilão.
Muito utilizada como condimento e aromatizante, na preparação de chás, doces e carnes.

Em quantidades excessivas irritam fortemente a mucosa e pode provar gastrites e até mesmo aborto. Há 23 constituintes identificados nas folhas da canela, cujo principal é o eugenol  com uma porcentagem maior que 60% e nos galhos foram identificados 36 componentes destacando-se o cinamaldeído.
A seguir a composição de nutrientes da canela moída.



O eugenol tem propriedades antioxidantes, antimicrobiana, carminativa, antiespasmódica, antisséptica, anestésica e antipirética pode ser consumido até 1,5  mg/mL em alimentos.

O cinamaldeído ou aldeído cinâmico é o composto orgânico responsável pelo sabor e odor da canela, presente na casca. 


O óleo de canela tem 90% de cinamaldeído é muito usado na fabricação de perfumes, cosméticos, aromatizante em produtos alimentícios, sorvetes, chicletes, doces e bebidas como café e chá. Além de também ser usado como fungicida e inseticida. O cinamaldeído possui propriedades antimicrobiana e anticancerígena.

E para finalizar uma receita de chá de canela.

Chá de canela
Ingredientes
De 0,5 a 2 g de casca de canela
150 mL de água
Modo de preparo
Coloque a canela e a água em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe 5 minutos descansando.
Depois é só beber.

Você pode acrescentar gengibre junto com a canela, fica um chá com um sabor mais intenso, mas muito gostoso também (coloque um pedaço de 3 a 4 cm de gengibre para ferver junto com a canela).

OBS: Gestantes não devem ingerir chá de canela, pois ele pode ser abortivo.


Bibliografia:
1.Renato César Duarte. Estudo dos compostos bioativos em especiarias (Syzygium aromaticum L, Cinnamomum zeylanicum Blume e Myristica fragans Houtt) processadas por radiação ionizante. Tese de doutorado. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) Autarquia associada à Universidade de São Paulo.  São Paulo, 2014.

2.Pasupuleti Visweswara Rao, Siew Hua Gan, Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant, Hindawi Publishing Corporation, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicina, Vol. 2014.
3.Selene M. de Morais, Eveline S. B. Cavalcanti, Sônia Maria O. Costa, Liza A. Aguiar, Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil, Revista Brasileira de Farmacologia, 19(1B): 315-320, Jan./Mar. 2009.

4.Das Manosi, Mandal Suvra, Mallick Budhimanta, Hazra Jayram, Ethnobotany, Phytochemical and Pharmacological Aspects of Cinnamomum zeylanicum Blume. International Research Journal of Pharmacy, 4(4), 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário