sábado, 19 de setembro de 2015

Bolo de Chocolate com Calda


Olá pessoal, estive por algum tempo fora pois mudei de cidade, voltei para São Carlos, interior de São Paulo, a cidade em que passei grande parte da minha vida. Para retomar as postagens, preparei uma receita de Bolo de Chocolate com Calda, muito fofinho e delicioso, veja o vídeo com a receita completa.


Você sabe qual a origem do Bolo?


A origem do bolo está associada ao Egito Antigo, alguns historiadores acreditam que em 700 a.C. já existiam pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Há um painel com registros de vários tipos de pães e bolos por volta de 1175 a.C., ilustrando a confeitaria da corte do faraó Ramsés III.
Fotos: Xaropes (Blog de Marcelo Katsuki);  Frutas secas e castanhas (Site Freepik).


Os romanos conheciam as técnicas de fermentação, e por isso, desenvolveram várias receitas de bolos com frutas secas e até mesmo queijos. Na Roma antiga era tradição servir bolos em casamentos, em que as famílias mais ricas preparavam a massa com frutas secas, nozes e mel. Este doce não era para ser consumido, era amassado sobre a cabeça da noiva como oferenda aos deuses, para trazer prosperidade, sorte e fertilidade, como hoje fazemos com arroz na saída do casamento. Este costume foi levado por Júlio César para a Bretanha, em 54 a.C., e passou a fazer parte dos hábitos das populações locais.

Na Inglaterra, os bolos decorados surgiram na corte de Elizabeth I, usando pasta de amêndoas moldada em vários formatos. 

Foto: Pasta de amêndoas (Site Doces Regionais).

A primeira receita que se tem registro e a que mais se aproxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em  Nápoles, em 1478. A Itália é considerada a percursora na arte dos bolos decorados.

Na França, foi introduzido em 1533, quando Catarina de Médici (1519-1589) casou-se com o rei da França Henrique II (1519-1559). Seu bolo de casamento foi o primeiro a ser confeccionado em andares. Catarina de Médici, se você se lembra, tem um história profunda com a culinária. Foi ela quem levou diversas receitas com espinafre para a França, através de seus cozinheiros. Veja mais informações no meu vídeo de sopa de espinafre.



No Brasil o primeiro bolo desembarcou na tarde de 24 de abril de 1500, dois dias depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ter desembarcado em Porto Seguro. Neste dia, ele recebeu uma dupla de índios para uma refeição a bordo onde foi servido peixe cozido, pão e um doce: o fartem de Beira, ou fartes, como é chamado ainda hoje em Portugal. Esse bolo, com recheio de amêndoa ou creme e de elaboração requintada, passou para a história como o primeiro doce saboreado por "nativos do Brasil". O fato foi narrado por Pero Vaz de Caminha, e os índios "gostaram pouco", pois não lhes agradavam ao paladar e jogava fora rapidamente tudo o que levavam à boca.
Foto: Blog Oficial Jogos 
O chocolate foi uma das riquezas exploradas pelos espanhóis no Novo Mundo. Antes da colonização, os maias cultivavam cacau e extraíam um líquido amargo de suas sementes. Temperavam a bebida chamada de xocoaltl com baunilha e pimenta e a tomavam para combater o cansaço.


Foto: Xocoalt  (Site Brasileiras pelo Mundo).


Com a chegada de Colombo, os espanhóis começaram a plantar cacau nas terras americanas e exportar chocolate para a Europa a preços altíssimos. Assim como o bolo, o chocolate só era consumido pela alta sociedade. Somente com a Revolução Industrial o chocolate foi popularizado. Foram criadas máquinas de espremer manteiga de cacau que conseguiram tornar o chocolate mais consistente e durável.

Foto: Cacau (Site Creaba).


No século XVII, enquanto o chocolate era exclusivamente bebido, os confeiteiros ingleses estudavam uma forma diferente de consumi-lo. Em 1674, tiveram a brilhante ideia de adicionar cacau às misturas de bolos e servir a nova fórmula em empórios. Começou aí uma combinação que ao longo do tempo ganhou várias receitas.

Bolo de Chocolate com calda


Ingredientes da

Massa
50 g de manteiga
112 g de farinha de trigo (1 xícara de chá)
1 pitada de sal
1 colher de café de bicarbonato de sódio (3g)
1 colher de café de fermento em pó (3g)
20 g de chocolate em pó (100% cacau) - 1/4 de xícara de chá
125 g de açúcar (3/4 de xícara de chá)
3/4 xícara de leite
2 ovos
1 colher de café de extrato de baunilha
Ingredientes da Calda
4 colheres de chocolate em pó (100% cacau)
4 colheres de leite
4 colheres de açúcar
1 colher rasa de margarina

Modo de preparo
Bolo
1. Separe as gemas das claras e bata clara em neve com 1 pitada de sal e reserve.

2. Em outra vasilha, coloque a manteiga e o açúcar e bata até virar um creme esbranquiçado, eu bati na batedeira, mas você pode bater na mão também.

3. Acrescente ao creme de manteiga as gemas, uma por vez e misture bem, em seguida desligue a batedeira.

4. Acrescente metade da farinha peneirada e um pouco do leite, misture delicadamente com o fue, acrescente o restante da farinha peneirada e mais um pouco de leite. 

5. Depois acrescente o chocolate e o restante do leite, misture bem, adicione a baunilha, misture e coloque o fermento e o bicarbonato peneirados. 

6. Por último, acrescente as claras em neve mexendo delicadamente para incorporar. 

7. Coloque em uma assadeira untada com margarina e farinha.

8. Leve em forno pré-aquecido a 160ºC  de 30 a 45 minutos, após 30 minutos de forno, espete um palito de dente para ver se a massa já assou, se ainda estiver mole deixe mais tempo. No meu forno levou 45 mintutos para assar.

9. Assim que tirar o bolo do forno, deixe esfriar um pouco antes de desinformar para ele não quebrar.

10. Quando desinformar faça a calda.

Calda
1. Coloque em uma panela o açúcar, o chocolate, o leite  e a margarina e ligue o fogo no baixo até engrossar. 

2. Assim que desligar o fogo jogue sobre o bolo para que a calda não endureça. 


Pronto! Agora é só comer!


Bibliografia
1)  Fátima A. Ferreira de Castro, A história do bolo na alimentação humana, Universidade Federal de Viçosa.

2) Roberta Malta, Histórias, lendas e curiosidades da Gastronomia, Editora Senac Rio, 2009.

3) http://www.creaba.org.br/noticia/2714/Cacau-da-Bahia-pode-ganhar-selo-de-identidade-geografica.aspx

4) http://www.brasileiraspelomundo.com/mexico-e-suica-do-xocoatl-ao-chocolate-271312525

Nenhum comentário:

Postar um comentário