Oi pessoal, algumas pessoas me pediram receitas saudáveis e fáceis, pensando nisso, a receita de hoje é um omelete de espinafre, que é um prato que fazemos pelo menos uma vez na semana, fácil de fazer e muito nutritivo. Confira o vídeo!
Omelete de espinafre
Ingredientes
2 xícaras de espinafre
100g de queijo mussarela ralada
1/2 cebola picada em cubos
3 ovos
1 pitada de sal
1 fio de óleo
Modo de preparo
1. Pique o espinafre;
2. Quebre os ovos em um prato fundo e bata até misturar bem;
3. Adicione a cebola picada e misture bem;
4. Acrescente o queijo misture bem;
5. Depois acrescente o espinafre.
6. Use uma frigideira com teflon para ficar mais fácil de retirar o omelete, coloque um fio de óleo e espere esquentar um pouco.
7. Acrescente a mistura de uma vez, espalhe bem sobre a panela e tampe.
8. Quando não tiver mais aparencia de mole, vire a omelete e deixe mais um pouco no fogo. Pronto, é só servir.
Você pode substituir a mussarela por um queijo de sua preferência, eu já fiz com queijo parmesão, com ricota e com queijo minas padrão e todas as combinações ficam ótimas.
Confira também o vídeo de sopa de espinafre, que contém um pouco mais sobre os nutrientes do espinafre.
Oi pessoal, a receita de hoje é coxinha, um dos salgadinhos mais consumidos no Brasil.
Quer saber um pouquinho mais sobre a origem e a modo de preparo? Assista o vídeo!
Coxinha da Kelly
Ingredientes
1Kg de peito de frango com osso
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher de sopa de páprica
sal e pimenta a gosto
salsinha e cebolinha picada a gosto
3 batatas médias (300g)
150g de manteiga
5 xícaras de farinha de trigo
3 tabletes de caldo de galinha
6 xícaras de água
farinha de rosca
óleo para fritar
Modo de preparo
1. Colocar o peito de frango para cozinhar na água, juntamente com as batatas descascadas e o caldo de frango. Cozinhar até a batata ficar no ponto de espremer (quando espetar o garfo com facilidade). Retirar o frango e as batatas da água.
2. Em uma panela, colocar 6 xícaras de água de cozimento do frango, espremer as batatas e adicionar a manteiga. Ligar o fogo e esperar ferver.
3. Adicionar a farinha de uma vez e mexer bem, até a farinha ser toda incorporada. Desligar o fogo, e mexer bem com uma colher para a massa ficar bem lisinha. Deixar esfriar antes de moldar as coxinhas.
4. Retirar o frango do osso e colocar no liquidificador, usar o modo pulsar para desfiar o frango. Coloque porções pequenas no liquidificador para que bata mais fácil.
5. Em uma panela, refogar a cebola com um fio de óleo e o sal, assim as cebolas soltam água mais fácil. Depois acrescentar o alho, a pimenta, a páprica e por último o frango desfiado, deixar pouco tempo no fogo para que o frango não fique seco. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e cebolinha picadas e misture bem.
6. Para ficar mais fácil de rechear, faça bolinhas com o recheio de frango, compactando bem e reserve.
7. Para moldar a coxinha, abra a massa bastante na mão, coloque o recheio no centro, e feche formando um pontinha, retire o excesso de massa e está pronto.
8. Passe na água, depois na farinha de rosca e de novo na água e na farinha de rosca, isso vai fazer com que a casquinha fique mais crocante.
9. Coloque o óleo para esquentar antes de colocar as coxinhas, se ele não estiver quente as coxinhas podem encharcar.
Se você quiser, pode substituir o caldo de frango por caldo de legumes e usar a massa com outros recheios, como bolinha de queijo, bolinho de carne dentre outros. É só usar a imaginação.
As coxinhas podem ser congeladas, mas antes de fritar, retire do congelador e deixe elas voltarem a temperatura ambiente, assim elas não ficam encharcadas de óleo. É recomendável, manter as coxinhas no congelador por até 3 meses.
Bibliografia
1. Roberta Malta Saldanha, Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, editora Senac Rio, Rio de Janeiro, 2011.